pandemia

Santa Maria recebe nova etapa de pesquisa nacional sobre o coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

A quarta etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil, terá início nesta quinta-feira em 133 cidades de todos os Estados do país. No Rio Grande do Sul, além de Santa Maria, a pesquisa ocorrerá em Porto Alegre, Pelotas, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

Em cada município, serão 250 moradores testados, o que totaliza 33.250 participantes nesta etapa. Em caso de instabilidade climática, as visitações podem ser prorrogadas por mais dois dias.

Surto de dengue e zika é considerado controlado em Santa Maria

A primeira etapa, realizada entre 19 e 21 de maio, a qual Santa Maria também foi contemplada, forneceu as primeiras evidências sobre o percentual de pessoas com anticorpos na população de 90 cidades brasileiras. Para cada diagnóstico confirmado, o estudo estimou que existem em torno de sete casos reais não notificados. 

Já nas segunda e terceira etapas, foram 133 cidades que integraram a pesquisa, inclusive Santa Maria. O resultado apontou que a cada caso contabilizado, existem outros seis sem notificação.

COMO FUNCIONA 
Os pesquisadores estarão identificados por um crachá do Ibope Inteligência e roupas brancas. Durante a visitação, são utilizados equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os pesquisadores são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares. Em Santa Maria, os grupos tem o acompanhamento de órgãos de segurança e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. 

Confira a média móvel de casos confirmados em Santa Maria

A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como base.   

Durante a visita, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local. O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários para proteger os pesquisadores e a população.   

Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato para informações sobre as visitas às casas pelos telefones 0800-800-5000, (11) 3335-8583, (11) 3335-8606; (11) 3335-8610, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

No Dia do Psicólogo, profissionais falam do trabalho e da atividade durante a pandemia

Santa Maria registra a 37ª morte pela Covid-19 Próximo

Santa Maria registra a 37ª morte pela Covid-19

Saúde